Você sabia que a falta de cafeína pode causar abstinência?

, , No Comments
Você sabia que a falta de cafeína pode causar abstinência?
Você tem o hábito de tomar café? É do tipo de pessoa que só acorda depois de uma generosa dose de cafeína? Então, fica o alerta: essa bebida, adorada por muitos, pode causar algumas desordens psicológicas, de acordo com pesquisa divulgada no portal Live Science durante um evento dedicado à saúde mental.

A intoxicação por cafeína foi citada por pesquisadores entre as inúmeras desordens psicológicas e psiquiátricas existentes. Entre os sintomas desse tipo de distúrbio estão inquietação, nervosismo, desconfortos gastrointestinais, contrações musculares, discursos desconexos, insônia e arritmia cardíaca.

Intoxicação

Fonte da imagem: Pixabay
De acordo com os pesquisadores, uma pessoa que identifique a presença de cinco ou mais sintomas como os citados acima poderia ser diagnosticada com intoxicação por cafeína. Nesses casos, o paciente ainda deverá passar por testes para identificar a presença de sentimentos de aflição e o prejuízo funcional de algumas habilidades básicas.
Muitas dessas características de intoxicação por excesso de café já eram conhecidas, mas o que é novo agora é a atenção voltada àqueles que param bruscamente de consumir cafeína. Nesses casos, os sintomas são descritos pela presença de dores de cabeça, fadiga, dificuldade de concentração e humor depressivo.

Abstinência

Fonte da imagem: Reprodução/1889cafe
O café é considerado a droga com efeitos comportamentais mais usada em todo o mundo, com a diferença de que muitas pessoas ainda não sabem que o consumo de cafeína pode causar dependência e que, consequentemente, a descontinuidade brusca acarreta em crises de abstinência, que, no caso da substância, têm sintomas naturalmente passageiros.
A cafeína é conhecida por sua capacidade de melhora de desempenho, já que nos mantêm mais alertas e acordados. Essa substância estimulante pode ser encontrada em doses de café, chá, chocolate, energéticos, comprimidos para dores de cabeça e bebidas alcoólicas.
O fato é que, como tudo na vida, a cafeína deve ser consumida de forma moderada. Estudos mais antigos já analisaram casos raros de morte pelo abuso dessa substância, já que é possível ter overdose de café – com o consumo de 80 a 100 xícaras da bebida em um intervalo curto de tempo.

0 comentários:

Enviar um comentário