Malware disfarçado de vídeo do Facebook já infectou 800 mil navegadores

, , No Comments
Malware disfarçado de vídeo do Facebook já infectou 800 mil navegadores

Se você acessa o Facebook com frequência pelo Google Chrome, é melhor tomar cuidado: um novo malware tem infectado diversos donos do navegador e roubado os dados de contas armazenadas no browser, segundo o Bits.
O malware se espalha na forma de um email ou mensagem do Facebook, dizendo que você foi marcado em um post na rede social. O link fornecido, no entanto, leva a um site falso, que pede que a pessoa baixe um plugin para ver o vídeo da página. Baixando o addon, os hackers têm acesso total a qualquer dado armazenado no Chrome, incluindo os dados de sua conta em serviços – assim, o grupo pode roubar seu Facebook e usá-lo para transmitir o malware.
Para piorar, quem é infectado pelo malware vai ter muitos problemas para conseguir retirá-lo: o software bloqueia o acesso às opções necessárias para que você remova a extensão, assim como o de várias páginas que oferecem programas para a remoção de arquivos maliciosos.
Com isso, o número de infectados pelo malware é enorme. A notícia, publicada no começo da semana, estimava uma taxa de 40 mil ataques por hora, afetando um total de 800 mil donos do navegador da Google; logo, esse número já deve ter aumentado consideravelmente. Vale dizer que os donos do Firefox estiveram protegidos nos últimos dias, mas os criadores do malware já estão adaptando-o para afetar o browser da Mozilla.

Reação ao ataque

É claro que, com um ataque nessa escala, a Google e o Facebook não ficaram parados. Segundo um porta-voz da gigante de Mountain View, a empresa já encontrou e desativou as extensões de browser que permitiam os ataques; a rede de Mark Zuckerberg, por sua vez, disse que seus sistemas de segurança estão trabalhando para impedir que pessoas cliquem nos links maliciosos.
Mesmo assim, isso é um bom lembrete de que não devemos mais nos preocupar apenas com os links e arquivos anexos enviados para nossos emails.

Via techmundo

0 comentários:

Enviar um comentário