Como usar os fones intraauriculares para não ter problemas auditivos?

, , No Comments
Os fones do tipo intraauriculares são um dos mais utilizados pelos consumidores de música em seus gadgets modernos. Também chamados de "in ear", estes fones são muito eficazes no cancelamento de ruídos externos, permitindo que o usuário ouça com mais qualidade suas músicas favoritas. No entanto, sua utilização por grandes períodos de tempo e em volume muito elevado pode causar sérios problemas auditivos, que muitas vezes são irrecuperáveis.

Para saber como utilizar este acessório sem ter futuros problemas de audição, preparamos um artigo que poderá te ajudar.
Como usar os fones intra auriculares para não ter problemas auditivos? (Foto: Reprodução/Wired) (Foto: Como usar os fones intra auriculares para não ter problemas auditivos? (Foto: Reprodução/Wired))Como usar os fones intraauriculares para não ter problemas auditivos? (Foto: Reprodução/Wired)


Faça a escolha certa
Tenha em mente antes de realizar uma compra que estes fones devem apresentar boa qualidade de áudio e um bom projeto ergonômico. Como este acessório estará muito próximo a uma parte muito sensível de nosso corpo e responsável por nosso sistema auditivo, o tímpano. Testes sempre as marcas que tem nome no mercado e pense no custo benefício, que neste caso, envolve a sua saúde.
São diversos os problemas que podem ser encontrados em fone de baixa qualidade. Alguns deles apresentam ruídos indesejáveis, volume fora dos padrões de segurança estabelecidos, matérias de péssima qualidade e as vezes rígidos que causam desconforto. Muitos destes acessórios são disponibilizados por grandes marcas como brindes na compra de produtos e apresentam qualidade confiável e, até mesmo, ajustes de tamanhos representados por diferentes tamanhos de capinhas de silicone.
Saiba o tamanho correto e o real modo de utilização
A maioria dos fones intraauriculares encontrados no mercado vem com três opções de tamanho para as capinhas externas de silicone. Na prática, o usuário deve testar cada uma para sentir qual delas se encaixa perfeitamente em seu ouvido sem que fique frouxo ou caindo a todo momento.
Defina qual capinha de silicone se encaixar melhor com seu ouvido (Foto: Reprodução/The Next Web) (Foto: Defina qual capinha de silicone se encaixar melhor com seu ouvido (Foto: Reprodução/The Next Web))Defina qual capinha de silicone se encaixar melhor com seu ouvido (Foto: Reprodução/The Next Web)


A função desta capas são de criar um encaixe anatômico de maneira que seja formado um isolamento acústico sem forçar demais o canal auditivo. Desta maneira, não é necessário deixar o volume elevado demais e forçar demais sua capacidade auditiva.
Alguns fones in ear custam mais caro mais contam com uma mesma capa de silicone com três níveis de isolantes, mas, que dificilmente se adaptam corretamente ao ouvido. Por isso, caso escolha comprar estes fones com capas do tipo “gradativo”, procure testar o maior número de modelos possíveis antes de optar por uma marca.
Modo correto de utilização
Nunca é demais seguir as informações contidas no manual de instruções dos produtos que adquirimos. Assim funciona também para fones de ouvido. Cada marca e modelo apresentam diferentes indicações sobre como inserir este acessório corretamente, por isso, é muito importante seguir as instruções do modelo que você adquiriu.
Lembre-se que não é recomendado forçar o fone para dentro do canal auditivo. Este é um erro comum que deve ser evitado já que as capas anatomicas de silicone garantem o isolamento acústico sem que haja uma inserção exagerada.

Inicialmente, é importante relaxar a mandíbula, e, se possível, abrir a boca para que seu canal auditivo fique mais aberto possível. Para encaixá-los corretamente, será necessário puxar levemente sua orelha para trás com a mão passando por trás da cabeça, pois isso garantirá o ângulo certo da ponta do fone em sua orelha sem que seja preciso empurrar demais o fone para dentro do canal auditivo.
Atenção com o lado correto do fones
Por mais que ambos os lados dos fones sejam iguais, é muito importante saber qual a sua referência correta dentro do panorama estéreo de uma música. A maioria das marcas aprensentam em seus fones um pequeno ponto em alto-relevo no fone que representa o lado esquerdo, além de indicativos em forma de letras: L para lado esquerdo e R para lado direto.
Limpeza 
A maioria dos fabricantes indicam que as capas de silicone sejam limpas semanalmente para manter a higiene e bom funcionamento dos fones. Para retirar a sujeiras, é indicador mergulhar as capinhas em uma solução com água e sabão neutro ou antisséptico e esfregá-los com os dedos cuidadosamente. Após este processo, seque-as com um pano macio que não solte pelos.
Realize uma limpeza adequada das capas de silicone de seu fone (Foto: Reprodução/Cnet) (Foto: Realize uma limpeza adequada das capas de silicone de seu fone (Foto: Reprodução/Cnet))Realize uma limpeza adequada das capas de silicone de seu fone (Foto: Reprodução/CNET)
Vale lembrar que com o passar do tempo as capas de silicone ficam desgastadas e perdem seu papel de isolamento acústico. Algumas marcas são especializadas na venda desse tipo de acessório para fones e possuem diversos tamanhos e tipos de capinhas que podem também personalizar seu acessório, além de garantir o seu correto funcionamento.

0 comentários:

Enviar um comentário